"Toda palavra é espelho onde o refletido me interroga." Bartolomeu Campos de Queirós


"Todas as palavras tomadas literalmente são falsas. A verdade mora no silêncio que existe em volta das palavras. Prestar atenção ao que não foi dito, ler as entrelinhas. A atenção flutua: toca as palavras sem ser por elas enfeitiçada. Cuidado com a sedução da clareza! Cuidado com o engano do óbvio!"

Rubem Alves

"Vejo a palavra enquanto ela se nega a me ver. A mesma palavra que me desvela, me esconde. Toda palavra é espelho onde o refletido me interroga."

Bartolomeu Campos de Queirós 

"Ai, palavras, ai palavras,
que estranha potência, a vossa!

Todo o sentido da vida

principia à vossa porta [...]"

Cecília Meireles

"Fora das palavras não há salvação". Paulo Leminski

Se há algo provocador que a Psicanálise nos traz, é o que diz Rubem Alves "Cuidado com o engano do óbvio", o que aliás, é o mais difícil de enxergar. O inconsciente não descansa até ser ouvido diz Freud, e ele se manifesta nos nossos sonhos, atos falhos, sintomas que estão presentes em nosso cotidiano nos causando sofrimento, mas que ignoramos justamente por não serem 'importantes', por conterem neles algo da ordem de um 'não querer saber'. Jacques Lacan dizia que doenças são palavras não ditas, e que portanto, quando caladas, estas mesmas palavras acabam se vingando na vida do sujeito. Dito isso, trouxe Leminski que resume e fecha este post, ou seja, não há salvação fora das palavras.


*Imagem retirada do Tumbrl

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre a diferença entre "narcisismo" e "autoestima"

"Tenho tantas perguntas para suas respostas"